Etiquetas

, ,

Quem visita a Marejada logo pensa que vai poder experimentar tudo o que existe de melhor na culinária a base de pescado. E não se engana! A cidade que é referência econômica no Brasil pela produção pesqueira é também berço de cozinheiras de mão cheia. Durante a festa, que esse ano vai de 11 a 21 de outubro, 15 entidades preparam suas especialidades e servem em um espaço voltado especialmente para a gastronomia típica. A Caldeirada de Frutos no mar, especialidade do Lions Clube Itajaí Verde Vale é uma delas. Com uma mistura bastante atraente dos mais variados tipos de frutos do mar, o prato é uma boa pedida para quem quer saborear de uma só vez boa parte das delícias que compõem a gastronomia da Marejada.

Ingredientes
600g de cação cortado em cubos, 500g de camarão médio limpo, 6 lagostins, 300g de mexilhão, 500g de lula cortada em anéis, 5 batatas médias, 3 tomates maduros cortados em rodelas, 3 cebolas cortadas em rodelas, 1 pimentão cortado em rodelas, 2 cubos de caldo de camarão, Cheiro verde a gosto, Coentro a gosto, Sal a gosto, limão para lavar os frutos do mar, 1/2 xícara de azeite de oliva e 6 dentes de alho grandes.

Modo de Preparo
Depois dos frutos do mar devidamente limpos e lavados com caldo de limão, aqueça uma panela grande e coloque para dourar o alho amassado, depois refogue o mexilhão e coloque o cação cortado em cubos e adicione a água. Deixe abrir fervura e adicione a lula cortada em anéis e os tomates, as cebolas e o pimentão.
Logo em seguida coloque os cubos de caldo de camarão e acerte o sal. Adicione coentro e cheiro verde e os camarões. Coloque as batatas cortadas em rodelas grossas e previamente cozidas. E para finalizar coloque os lagostins por cima de tudo, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Sirva com arroz branco e pirão.

Tempo de preparo: 20min
Rendimento: 6 porções

Foto: Curso Superior de Tecnologia de Fotografia da Universidade do Vale do Itajaí.

Anúncios