Etiquetas

, , ,

A receita do pastel de nata, nomeado Pastel de Belém, surgiu no século 19, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Em 1837, iniciou- se a fabricação destes doces com uma “receita secreta”, exclusividade do convento. A receita foi transmitida às escondidas aos mestres pasteleiros que fabricam os Pastéis de Belém artesanalmente, na “Oficina do Segredo”. Esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje.
Aqui no Brasil, algumas fábricas e confeitarias criaram suas próprias receitas para a iguaria portuguesa. Confira a receita revelada pela Padaria do Portuga que prevê abrir as portas em Itajaí em novembro.

Receita para 10 pastéis de Belém
300 gramas de massa folhada (comprar pronta ou fazer a massa)
100 gramas de açúcar
5 gemas de ovo batidas
250 gramas de nata ou creme de leite fresco
casca de limão
canela em pau

Como fazer: Esticar a massa no rolo até uma espessura bem fina, com 1,5 cmno máximo. Corte a massa em círculo com o cortador e forre as forminhas.
Para o recheio: Em uma panela coloque o açúcar, as gemas batidas, a nata ou creme de leite fresco, um pedaço de casca de limão ralada e canelaem pau. Deixe em fogo médio até levantar fervura. Coloque os recheios dentro das forminhas, descarte a casca de limão e a canela. Asse em forno pré-aquecido 200ºC de20 a 30min. Para servir polvilhe canela sobre os pastéis.

Chef Internacional será responsável pela fabricação dos pastéis
Formado no Curso Superior de Formação Específica em Cozinheiro Chef Pâtissier na Univali de Balneário Camboriú (SC), o Chef Rodrigo Lopes Pinto teve a oportunidade de conhecer e morar em outros países, em cidades como Paris, Lisboa e Sevilla. De volta ao Brasil, teve a idéia de abrir a Padaria do Portuga em Itajaí. “Trouxe alguns itens decorativos para a padaria e ainda estão pra chegar mais através de amigos diretamente de Lisboa. O local tem as cores de Portugal, vários quadros com fotos das principais cidades portuguesas. e uma parede de 10m² com os famosos azulejos portugueses. Artigos como o galo de Barcelos e a bandeira do país também fazem parte da decoração”. Além do Pastel de Belém, o cardápio terá outros produtos típicos de Portugal: pães, doces, bolinho de bacalhau e sangria que é uma bebida muito famosa naquele país.

Anúncios